Vogais para imprimir
Logo nos primeiros momentos da fase de alfabetização, é comum que a gente passe a conhecer as vogais, uma das categorias de letras que fazem parte do nosso alfabeto e costumam ser vistas antes justamente por conterem somente 5 letrinhas.
Ao longo desse período, atividades e outras técnicas de fixação do aprendizado são utilizadas, demandando muitas vezes o uso de Vogais impressas. Abaixo, damos mais dicas sobre e também disponibilizamos folhas com vogais para imprimir, siga conferindo:
Como ensinar as vogais?
Como são apenas 5 letras, as vogais podem ser ensinados em um curto espaço de tempo como intervalo entre uma e outra, e certamente o que mais ajuda ao longo desse momento é justamente a associação com outras palavras já conhecidas.
Dessa forma, além de tratar de elementos importantes como a pronúncia, escrita e ordem das vogais, é importante que faça associaçãos, trazendo palavrinhas já conhecidas que têm seu nome iniciado com cada vogal.
Isso será fundamental não somente para lembrar das vogais, mas também para auxiliar na etapa da leitura que será iniciada posteriormente, ainda durante o período de alfabetização. E é claro, a constância faz toda diferença!
Dicas de atividades lúdicas
Outra maneira bem interessante de ensinar as vogais é apostando em atividades lúdicas, que são aquelas onde as crianças aprendem enquanto se divertem, fazendo com que consigam focar mais naquilo que é proposto e desenvolvam melhor os conhecimentos.
Pensando nisso, sugestões que podem te ajudar a apostar na ludicidade de forma prática e eficiente são as seguintes:
- Cantigas infantis sobre as vogais;
- Jogo da memória com as vogais;
- Reprodução da escrita;
- Colorir as vogais de acordo com cada letra específica.
Vale citar que essas são apenas algumas ideias, e com certeza há muitas outras nas quais pode acabar pensando, valendo testar para entender o que funciona melhor!
Vogais para imprimir
É importante que as vogais escolhidas para imprimir tenham algum detalhe responsável por chamar a atenção das crianças, o que fará com a memória fotográfica delas seja ativada com uma maior facilidade para facilitar a compreensão das mesmas.
Outro ponto fundamental é demonstrar na escrita que as vogais podem ser tanto maiúsculas quanto minúsculas, ponto fundamental junto ao entendimento de quando utilizar cada formato.
Conforme mencionamos, as associações são também fundamentais! Isso porque além de conhecer as vogais, podemos perceber animais ou objetos, por exemplos, que têm seu nome escrito com elas.
Uma dica ao imprimir as vogais é criar um painel interativo a ser colocado na sala de aula ou até mesmo no quarto da criança, locais que ela naturalmente vai estar constantemente visualizando.
Ao imprimir, pode pensar ainda em propor determinadas atividades, assim como o modelo abaixo, onde as crianças poderão seguir o espaço tracejado para treinar a escrita das letras.
Outra ideia bem legal é dar um visual divertido e interativo para as vogais, incluindo um rostinho e cores mais vibrantes. Mais uma vez, reforçamos a importância de ser algo que chame atenção!
Além de imprimir e dispor em um local onde as vogais fiquem bem visíveis, pode entregá-las em uma página para que ao longo das aulas a criança possa seguir acompanhando como escrever no caso de dúvidas, por exemplo.
As ideias podem servir também como inspiração para que as crianças pensem em outros itens iniciados com essas vogais, incentivando uma nova atividade que pode ser proposta em sala de aula.
Falando em atividade, essa é uma outra ideia voltada para exercícios, onde há espaço em campos para reproduzir a escrita das vogais e treinar mais a caligrafia.
Para que a criança participe mais, pode imprimir as vogais em preto e branco e pedir para que ela possa colorir, gerando mais engajamento com a atividade e trabalhando o tema de forma lúdica.