Fichas de Leitura para imprimir
A leitura é parte fundamental do processo de alfabetização, seguindo como uma prática muito importante ao longo de toda a nossa vida, especialmente para obter conhecimento e desenvolver melhor a prática da escrita, já que lendo podemos entender como formular melhor a nossa escrita também.
Para que isso seja incentivado e possa evoluir de maneira devida, podemos fazer uso de Fichas de leitura tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Assim, siga conferindo abaixo maiores informações e modelos prontos para usar:
Como fazer Fichas para leitura?
Para organizar uma ficha de leitura, é preciso levar em consideração os aspectos básicos que devemos ter em vista quando temos contato com um determinado texto, incluindo elementos como personagens, gênero e um breve resumo daquilo que foi entendido.
O esquema para isso é similar ao de um fichamento, mas de maneira mais resumida, tendo em vista que as fichas são voltadas, via de regra para crianças e jovens que estão caminhando para um maior contato com a leitura.
Uma dica é manter também um espaço em branco para organizar dúvidas que possam surgir ao longo da leitura. Assim, em uma releitura, pode se atentar mais a esse pontos, por exemplo.
Qual é a importância de uma Ficha de leitura?
A principal importância da ficha de leitura está associada ao incentivo a leitura, promovendo um maior contato com a leitura e fazendo com que essa se torne uma prática mais comum em meio ao cotidiano.
É também uma maneira de organizar o conhecimento, uma vez que pode estabelecer pontos importantes de cada texto e recorrer a eles sempre que necessário, tendo referências quando precisar. Inclusive, esse é um benefício bastante vantajoso no ensino superior.
Essas fichas também auxiliam bastante no processo de alfabetização, visto que ler mais contribui para o conhecimento das letras, sílabas e sonoridades, desenvolvendo esse aspecto de maneira mais ampla.
Fichas de Leitura para imprimir
Pensando no ambiente escolar, as fichas de leitura são ótimas opções para que os alunos organizem o que entendem das suas leituras, identificando inclusive aspectos mais técnicos como título e autor.
No entanto, além desses detalhes mais fixos que também são importantes, é indicado que haja um campo livre para que cada aluno descreva o que entendeu ao longo do texto, fazendo seus próprios comentários.
Para instigar a imaginação da turma, ainda pode solicitar que essa opinião seja dada de forma diferente, com a realização de um desenho, por exemplo.
E é claro, as fichas proporcionam um maior contato não somente com a leitura, bem como com a escrita. Ou seja, com uma única proposta pode trabalhar dois aspectos importantes para a alfabetização.
Falando em alfabetização, é interessante que organize fichas com termos associados a diferentes sílabas, evidenciando tanto a leitura quanto o conhecimento de gramática.
Esses modelos são mais voltados para crianças nos anos iniciais do Ensino fundamental, e é indicado que organize as letras de acordo com a ordem alfabética para um melhor entendimento sobre.
Assim, focando em uma letra por vez, consegue fazer com que o assunto seja melhor compreendido. Após isso, ainda pode propor novas atividades ligadas ao que foi visto.
Essas ideias funcionam bem para propor leituras envolvendo toda a turma, pedindo para que cada aluno leia um parte e assim siga para que todos participem até a finalização do alfabeto.
Essas fichas ainda podem ser enviadas para casa, incentivando a leitura e mostrando aos alunos que é importante estudar para além da escola.
Esperamos que tenha gostado das sugestões trazidas e que elas te ajudem a organizar melhor as aulas, colaborando acima de tudo para o processo de aprendizagem das turmas.