Tangram para imprimir
Muito utilizado na Educação e sendo, de fato, um excelente instrumento pedagógico, o Tangram é um jogo que pode nos ajudar a propor atividades lúdicas, trabalhando a noção de espaço, habilidades cognitivas e incentivando a imaginação.
Para que possa contar com esses e tantos outros benefícios, reunimos abaixo modelos de Tangram para imprimir, além de te explicar melhor sobre ele e dar sugestões do que pode ser feito com o seu uso, olha só:
O que é Tangram?
De origem chinesa, o Tangram é um tipo de quebra-cabeça que é formado por sete peças em diferentes formatos, tamanhos e cores, desafiando cada jogador a formar um quadrado ou até mesmo criar outras figuras.
As peças disponíveis para tal são poucas, mas acredite, mais que suficientes para usar a criatividade e trabalhar muitas outras habilidades em conjunto. Nesse sentido, contamos com as seguintes partes disponíveis:
- 1 quadrado;
- 1 paralelogramo;
- 2 triângulos pequenos;
- 1 triângulo médio;
- 2 triângulos grandes.
O que dá para fazer com um Tangram?
Com o Tangram, podemos criar mais de 5 mil figuras, estando entre elas animais, objetos e diversos itens. Isso porque, ainda que a quantidade de peças seja limitada, a diversidade de seus formatos contribui para o estímulo da criatividade.
Dessa forma, pode aproveitar para propor atividades livres, onde cada criança terá o seu Tangram, podendo participar até mesmo da etapa de corte das suas peças, e deverão pensar de forma individual em qual figura irão reproduzir.
Outra possibilidade é entregar o jogo já com modelos sugeridos, o que vai fazer com que tenham uma noção para seguir ao menos na primeira vez em que forem jogar.
Tangram para imprimir
Amplamente utilizado com a finalidade educativa, o Tangram já consegue chamar atenção pelas suas cores intensas, que é a forma mais comum com a qual o encontramos.
E, conforme mencionamos, junto a ele é possível incluir sugestões de figuras que podem ser reproduzidas. Para guiar os alunos, pode deixar que escolham entre elas para aprenderem mais sobre o jogo antes de fazer suas próprias artes.
Outro ponto interessante é buscar por modelos que surjam em diferentes tonalidades, podendo deixar que cada criança escolha o que preferir, trabalhando conceitos como o de individualidade de maneira positiva.
Nesse caso, há mais de 10 modelos para inspirar. E como o Tangram ainda não está recortado, a ideia é que as crianças participem desse momento de confecção do jogo. Mas claro, isso deve ser feito com a devida supervisão e usando uma tesoura sem ponta.
Para evitar erros na etapa de cortes, indicamos modelos como esse que já tem suas bordas melhor determinadas. Dessa forma, basta seguir as linhas para ter as peças e começar a brincadeira.
Ainda separamos essa ideia para colorir! Assim, poderão escolher suas cores preferidos e sentir que cada um terá um Tangram único de acordo com suas escolhas e gostos pessoais.